CIUEM, CE-AFSN E ESNEC GRADUAM 13 STARTUPS DO PROINAGRO
O Centro de Informática da Universidade Eduardo Mondlane (CIUEM), através da Incubadora de Negócios, graduou, na passada sexta-feira (12 de Dezembro), 13 startups que concluíram com êxito o Programa de Incubação de Negócios na área Agro-alimentar (PROINAGRO).
Trata-se de uma iniciativa financiada pelo Banco Mundial, coordenado pelo Centro Regional de Excelência em Sistemas Agroalimentares e Nutrição (CE-AFSN) e implementado pela Incubadora de Negócios da UEM e pela Escola Superior de Empreendedorismo de Chibuto (ESNEC).
O evento, conhecido como DemoDay, marcou o culminar de um processo intensivo de capacitação, validação de ideias e desenvolvimento de soluções inovadoras para o sector agro-alimentar nacional.
Na ocasião, o Magnífico Reitor da UEM destacou que a graduação das startups representa “o resultado de uma jornada exigente de aprendizagem, inovação e compromisso com o desenvolvimento do país”, sublinhando o papel da juventude empreendedora como um dos principais motores da transformação económica de Moçambique.
As startups graduadas actuam em áreas estratégicas da cadeia agro-alimentar, incluindo biotecnologias e substituição de insumos químicos, recuperação de resíduos orgânicos, processamento de produtos locais, avicultura, soluções digitais para monitoria de culturas e comercialização, bem como produção de energia renovável, respondendo a desafios como as perdas pós-colheita, o baixo valor acrescentado e as limitações de acesso ao mercado.
No âmbito da cerimónia, cada startup recebeu um certificado de participação e um apoio financeiro no valor total de 175.000,00 meticais, dos quais 50.000,00 meticais em numerário e 125.000,00 meticais destinados à aquisição de bens e serviços, visando apoiar o início das suas actividades empresariais.